fonte: desconhecida

Vários estudos sobre as tendencias tecnológicas para o pós-pandemia prevê a adoção do que tem sido denominado como “hyper automation” ou em português “hiper automação”.

Como dentro das disciplinas de ciência de dados e inteligência artificial temos um conceito denominado “hyperparameters” ou em português “hiper parâmetros”, estas falas tornam-se confusas para muitos especialistas na área.

Em verdade, um conceito está dentro do outro, ou seja, dentro do que chamamos de “hiper automação” utilizamos “hiper parâmetros” também, além de várias outras técnicas de aprendizado de máquina e análise de dados.

Então vamos ao conceito de “como “hyper automation” ou em português…


fonte: desconhecido

Muito se comenta sobre a importância dos dados na economia digital, os negócios “data-driven”, dados como novo petróleo dentre outros jargões.

Mas a qualidade dos dados é que faz a real diferença, pois, assim como o petróleo bruto não movimenta nenhum equipamento, os dados brutos ou “raw data” não são necessariamente uteis para tomada de decisão.

Mas como garantir a qualidade dos dados que temos? Como extrair produtos de dados?

É aí que está a mágica de transformar dados brutos “raw data” em dados úteis “right data”.

Para obtermos dados de qualidade temos que seguir alguns passos, assim como qualquer…


fonte: desconhecida

Quem não tem se perguntado nos últimos tempos sobre qual será o “Futuro do trabalho”? Ou ainda, “qual será o trabalho do futuro?”

A última pesquisa elaborada pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) em 2020, revela o seguinte cenário:

“…em média 15% da força de trabalho das empresas está em risco de desaparecer até 2025, e em média para 6% destas posições,espera-se que os trabalhadores sejam totalmente dispensados.”

A revolução da indústria 4.0 já vinha ocorrendo desde 2010 e já era previsível que a automação de vários processos causaria tais mudanças no cenário econômico mundial. …


fonte: appinventive

Muito se fala sobre as plataformas de desenvolvimento de “low-code” , ou “com baixa codificação”.

Para os que não são familiarizados com o tema, estas plataformas foram idealizadas para tentar suprir uma demanda mundial por desenvolvimento de aplicações de software que não estava sendo suprida devido a falta de profissionais capacitados em linguagem de programação.

No caso do Brasil, por exemplo, um estudo da Brasscom de 2019 já previa o seguinte cenário:

“…há 845 mil empregos no setor de Tecnologia da Informação no Brasil, e a demanda anual por novos talentos projetada até 2024 está em 70 mil profissionais. Ao…


fonte: desconhecido

Os cargos conhecidos como “C-Level”, ou da “Diretoria” em português, são todos estratégicos. Esta é a liderança que conduz a empresa aos seus objetivos de negócios. Até aqui nenhuma novidade. Porém, quando falamos de “startups”, as empresas inovadoras que nascem baseadas nas novas tecnologias disruptivas, o papel de um dos executivos do “C-Level” torna-se muito mais estratégico.

Este é o caso do “CTO”, o “Chief Technology Officer”. Muitos executivos do setor têm experiencia em gestão de equipes técnicas, mas não tem mais as habilidades técnicas de buscar novas tecnologias ou pesquisar uma nova arquitetura. …


source: CSO online

Since starting the pandemic time major people around the world start to use digital tools to work, study, buy things. Was the pandemic digital transformation coming in.

Was good to see how technology tools could help on dramatic times all are leaving, but at the same time, the cyber-attacks exponentially grow, as many people who are not digital included before, had started their first steps on the world wide web.

As a result, cyberattacks comes more and more sophisticated.

Just in the first 6 months of 2021, we had more data breaches even all 2020. The audacious cyber-attack by hackers…


fonte: eurochannel

A indústria financeira brasileira não para de lançar novidades. No último ano o Banco Central implementou diversas inovações como o lançamento do PIX (pagamento instantâneo P2P), oficializou a implantação do Openbanking, lançou as regras do Sandbox e esta semana já divulgou algumas diretrizes da moeda digital brasileira, o Real Digital, que deverá ser lançada em 2022.

Que o sistema financeiro brasileiro é um dos mais modernos do mundo, todos sabemos. Por longo tempo fomos pioneiros nos pagamentos em tempo-real (TED) ao lado so sistema financeiro Francês.

Que os brasileiros são amplamente adeptos as novas tecnologias, mesmo diante das dificuldades do…


fonte: TechCentral

Seguindo no tema “Data-Mesh”, esta nova possibilidade de arquitetura também pode ser utilizada no ambiente de nuvem, como havia comentado no artigo da semana passada.

Reforçando sempre que esta arquitetura é interessante quando a empresa já atingiu um nível alto de maturidade digital. E o que isso significa na prática? Que a empresa como um todo trabalha orientada a dados, todas as áreas demandam produtos analíticos para o desenvolvimento de suas estratégias operacionais.

Significa que cada unidade de negócios ou departamento, já possui profissionais capazes de desenvolver análises complexas manipulando dados, domina tecnologias de tratamento e visualização de dados, bem…


fonte: greenbird

Na área de Ciência de dados surgem novas tendências diariamente. É muito complexo manter-se atualizado, porém é necessário pois os desafios do mundo dos negócios também se atualizam rapidamente.

A mais nova tendência em termos de arquitetura de dados é a proposta inicialmente pela Zhamak Dehghani (diretora de tecnologia na ThoughtWorks) no artigo “How to Move Beyond a Monolithic Data Lake to a Distributed Data Mesh”. Neste artigo ela apresenta esta arquitetura como uma nova forma para estruturar e desenvolver arquiteturas de dados focando na facilitação e democratização em escala dos dados na empresa. Ao contrário de arquiteturas centralizadas e…


fonte: Gizmodo Brasil

Nos últimos tempos vimos a proliferação dos aplicativos com função de pagamento seja por QR code, o próprio PIX e nessa semana vimos a inauguração do Whatsapp Pay.

O quê todas essas soluções têm em comum? Além de serem viabilizadas através do seu celular, por trás desses aplicativos há várias camadas de dados que circulam pela internet. Mas vamos explicar isso um pouco melhor:

1. Os pagamentos instantâneos são caracterizados pelo Banco Central como transferências monetárias eletrônicas em que o envio da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o usuário recebedor ocorre em tempo real.

2. No…

Janete Ribeiro

Analytics Data Services CEO, Chief Data Officer Certified by MIT, MsC Business Administration, SENAC University Professor

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store